LED’S

A SUA ILUMINAÇÃO

São semicondutores que convertem diretamente energia elétrica em luz, através das suas características eletroluminescentes.

Temperatura de Cor

Unidade medida: kelvin (k). A cor da luz é determinada pela sua temperatura de cor. A escala de kelvin está baseada no zero absoluto (O = kelvin = -273°C). A temperatura de cor de uma fonte de luz é a temperatura correspondente de um corpo negro que apresenta a mesma cor da fonte. quanto maior a temperatura de um corpo negro, mais branca será a cor da luz.

TABELA

Restituição de Cores

Dependendo da aplicação e da tarefa visual a realizar, a luz artificial deve procurar uma percepção adequada das cores. A capacidade de uma fonte de luz reproduzir as cores mede-se com o índice de restituição de cor (Ra). O conceito de restituição das cores de uma fonte de luz define-se com o aspecto cromático que apresentam os corpos iluminados, em comparação com o que apresentam debaixo de uma luz de referência. A determinação das propriedades de restituição das cores de uma fonte de luz, obtém-se iluminando um conjunto de oito cores padrão estabelecidas pelas normas, com a luz de referência e com a luz que se está a analisar. quanto menor for a diferença, melhor é a capacidade de restituição das cores. Uma fonte de luz Ra = 100, mostra todas as cores correctamente. quanto mais baixo é o Ra, pior é a restituição das cores.

TABELA

CARACTERÍSTICAS

Qual a equivalência entre a iluminação LED e as tecnologias de iluminação convencionais?

LED

LED

FLUORESCENTE

FLUORESCENTE

INCANDESCENTE

INCANDESCENTE

VIDA ÚTIL

30.000 horas

10,2 anos *

8.000 horas

2,7 anos *

1.200 horas

5 meses *

* Vida média considerando 8h de uso diário. MAIS INFO